E lá vamos nós, de novo, atrás de boatos sobre futuros lançamentos da Apple. Como já se tornou comum nesta época do ano, as notícias surgem de fontes não identificadas, meio como balão de ensaio, para serem confirmadas depois de alguns meses. É a “máquina de marketing” de Steve Jobs a todo vapor. O boato mais recente vem da China, onde o site Digitimes – especializado no setor de tecnologia – informa que a Apple já encomendou entre 400 e 600 mil unidades do iPad 2, a serem entregues pelos fabricantes chineses em 100 dias. Fazendo as contas, conclui-se que o produto deve estar no mercado por volta de abril.

Não é mera coincidência ter sido também em abril (de 2010) que a primeira versão do tablet chegou às lojas dos EUA. Segundo o Digitimes, citando fontes ligadas aos fabricantes de componentes, a encomenda foi feita à Foxconn, do grupo Hon Hai, que ao lado da Quanta é hoje o principal fornecedor da Apple. As primeiras entregas haviam sido programadas para janeiro, mas foram adiadas devido a testes adicionais no firmware do aparelho. Todos os parceiros da Foxconn já teriam sido informados do novo prazo.

O site só não conseguiu descobrir (por enquanto) o que essa segunda versão irá trazer de diferente. Este site italiano traz uma série de especulações: webcam dupla, dois tamanhos (7 e 10 polegadas), entrada USB e até um novo tipo de tela touchscreen, que pode ser acionada mesmo que o usuário esteja usando luvas… Mas o Digitimes levantou números interessantes para se analisar o impacto desse fantástico produto em seus primeiros meses de vida. No terceiro trimestre do ano, a Apple vendeu nada menos do que 7,5 milhões de unidades, após 4,19 milhões apenas no segundo trimestre. Ou seja, o boca-a-boca foi o grande impulsionador das vendas, que vêm aumentando continuamente. Neste mês de dezembro, o iPad começa a ser vendido na América Latina e também na Coreia do Sul, o que deve elevar os números ainda mais. Vejam esta tabela montada pelo Digitimes (os números estão em milhões de unidades):

PERÍODO ABR-JUN JUL-SET OUT-DEZ* TOTAL 2010
VENDIDOS 3,3 mi 4,19 mi 7-7,5 mi 14,49-14,99 mi
FABRICADOS 3,3 mi 6 mi 6,5-7 mi 15,8-16,3 mi

*estimativa

Pelo menos até janeiro, não há a menor expectativa de reduzir a produção, dizem os chineses. Depois, sim, espera-se acabarem os estoques do iPad 1 para dar lugar ao iPad 2. Que, se bobear, vai superar todos esses números.

2 thoughts on “iPad 2 sai em abril

  1. Eu .por exemplo .estarei apenas aguardando seu lançamento lá fora.O iPad 1 nào me serve por falta de entrada Usb e cãmera para vídeoconferência ,que dizem aparecerão no ipad 2 .Nada como a paciência…e como disse o presidente do ebay,haverá uma grande migraçào de quem compraria um netbook para mobilidade,que é o meu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *