Através de uma newsletter da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), descobri um link que explica como obter financiamento para uma pequena empresa de tecnologia, através da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Esse órgão do Ministério e Ciência e Tecnologia não é novo; também não é muito comentado. Mas pode ser um caminho para quem tem um bom projeto e pouco (ou nenhum) capital para tocá-lo em frente. Na verdade, como dizia um antigo professor meu, uma boa ideia nem sempre é sinônimo de um bom negócio. É preciso saber se o projeto é viável. Em todo caso, tantas empresas começaram como aparentemente inviáveis e acabaram dando certo, não é mesmo? Conto a história de algumas delas no livro “Os Visionários“.

Voltando à FINEP, o mais interessante é que o dinheiro fornecido não precisa ser devolvido! Isso mesmo: a função do órgão é justamente estimular o surgimento de novos negócios, desde que se enquadrem em três requisitos básicos – inovação, viabilidade técnica (é preciso comprovar que você pode conduzir a nova empresa e sustentar o projeto) e viabilidade comercial (saber se há compradores potenciais para seus produtos). Este é o link. Vale a pena conhecer.

Por sinal, as dicas estão no blog Saia do Lugar, que se define como destinado ao “empreendedor que não tem tempo a perder”. Ou: “empreendedorismo sem enrolação”. Nada de filosofismo, nem pretensas análises de mercado que geralmente levam a lugar nenhum. Os autores são jovens engenheiros que se propõem a ajudar quem quer justamente… bem, sair do lugar. Precisamos de mais blogs e sites como esse.

2 thoughts on “Aprendendo a empreender

  1. Muito bom!!!! Venho procurando formas de viabilisar um negócio…. Agora vejo possibilidades de sair do lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *