Quem ainda acha que automação residencial é coisa de milionário deve se surpreender com este dado: mais de 1,8 milhão de sistemas desse tipo serão vendidos este ano em todo o mundo. A informação é da empresa americana ABI Research, que inclui no levantamento produtos dos fabricantes conhecidos (Crestron, Control4, Savant, Cisco, Lutron, AMX, todos por sinal com distribuição no Brasil). Para 2016, a previsão é de chegar a 12 milhões de sistemas vendidos e instalados (veja aqui a pesquisa).

Se formos considerar o número de residências que existem ao redor do mundo, claro que esses dados não significam muito. Mas a conta a ser feita é outra. O que está sendo vendido agora é produto de um trabalho que se pode chamar “de formiguinha”, realizado por esses fabricantes e seus distribuidores em vários países. A partir deste ano, a brincadeira começa a ficar mais interessante, com a entrada em cena das operadoras de telefonia, banda larga e TV por assinatura, que buscam agregar a automação a seus pacotes de serviços. No Brasil, isso já é feito pela Telefônica (que atua basicamente em São Paulo, com a Control4), mas em breve começará a ser oferecido também aos assinantes da Net, Sky, Embratel, GVT e Oi, entre outras.

A Verizon, maior operadora dos EUA, já está instalando sistemas nas casas de seus assinantes, englobando monitoramento de luzes, ar-condicionado e controles de acesso, inclusive com câmeras IP, a um custo básico de US$ 9,99 por mês. A Comcast, maior do setor de TV por assinatura, também está entrando nesse campo. O esquema é quase sempre o mesmo: parceria com uma empresa especializada em automação, para oferecer ao usuário a solução mais completa possível. Em breve, estará disponível para os americanos também uma solução do Google (vejam o vídeo).

 

2 thoughts on “Automação para todos

  1. Os números animam e impressionam… Para complementá-la, gostaria de comentar que a solução adotada pela Verizon, operadora mencionada no estudo da ABI, foi a Tecnologia Z-Wave, pioneira na automação wireless em rede mesh.

  2. Muito boa a pesquisa e a tendência de popularização da automação residencial.

    Gostaria de mais notícias similares.

    PS
    O serviço do Google será desativado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *