Demorou, mas parece que finalmente teremos no Brasil uma operadora de banda larga que, em vez de cabo, utiliza a transmissão por satélite. Chama-se Via Sat e tem sede em Goiânia, mas pretende atuar em todo o país. Segundo o site Tela Viva, a empresa pretende iniciar as vendas de seu equipamento em abril, com uma rede de 340 representantes e usando a estrutura da Media Networks, que é do grupo Telefônica mas atende também a outras operadoras de satélite.

Para o consumidor, não há muita diferença entre esse serviço e as demais modalidades de banda larga. Basicamente, instala-se uma antena de 75cm num ponto alto da residência, com um receptor que consegue captar o sinal da operadora e também funciona como transmissor. A Via Sat promete velocidades de até 18 Megabits por segundo na recepção e metade disso na transmissão, com preços a partir de R$ 99 mensais. De início, serão cobertos os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal. A empresa diz que tem capacidade para atender até cerca de 450 mil clientes com 2Mbps cada.

Seu principal mercado, com certeza, serão cidades longe dos grandes centros e regiões que hoje enfrentam problemas de recepção. O presidente da Via Sat, Antonio Castro, declarou ao site que também pretende oferecer TV por assinatura, assim que sair sua licença. E tem até um plano de “banda larga popular”, em negociação com o governo.

2 thoughts on “Banda larga, agora via satélite

  1. Olá Orlando Barrozo,
    Nós da Via Sat Brasil viemos agradecer a postagem sobre nosso serviço. Como se trata de uma tecnologia inédita no Brasil, são de extrema importância as postagens sobre o serviço em um blog de grande público como este.
    A Via Sat Brasil é uma empresa goiana de Banda Larga Via Satélite, utilizando a tecnologia de Banda Ka do recém-lançado satélite Amazonas 3, da Hispasat, começa a operar no Brasil a partir de abril e a comercializar em junho de 2013. As regiões inicialmente cobertas serão Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Serviço, conta com pacotes de até 18 Mbps a partir de R$ 99,99.
    A Banda Ka é a banda larga via satélite de baixo custo e entrega uma banda de até 18mb de download. É hoje a solução mais utilizada no mundo para fornecimento de banda larga via satélite, já é utilizada nos Estados Unidos desde 2009 e possui mais de 1.500.000 usuários. A alta potência de transmissão e os equipamentos modernos dessas bandas amenizam possíveis interferências climáticas, permitindo a comunicação corporativa em banda larga com segurança e confiabilidade, além do uso de antenas menores a custos inferiores e a cobertura em locais onde as tecnologias ADSL e 3G não estão presentes ou funcionam com deficiência.
    Estes são os grandes diferenciais dessa nova tecnologia que acaba de chegar ao Brasil e que em breve irá revolucionar o mercado de banda larga nacional sob a tutela e exclusividade da Via Sat Brasil.
    Estamos à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos. Entre em contato conosco através de nosso site:
    http://www.viasatbrasil.com.br
    Ou do e-mail:
    [email protected]

    Atenciosamente,
    Equipe de atendimento online Via Sat Brasil

  2. já estamos em final de fevereiro de 2015 e nada da viasat brasil vender a internet .

    o que está acontecendo ? ninguem sabe de nada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *