plasma panasonic

 

 

Infelizmente, não pude estar presente à Conferência Global de Imprensa da IFA 2013, que aconteceu na semana passada na Itália. Minha hérnia de disco resolveu se manifestar dias antes da viagem. Esse evento é interessante porque reúne jornalistas especializados em tecnologia, vindos de países tão diversos quanto Malásia e Noruega, por exemplo. Funciona como uma prévia do que será a maior feira da Europa, em setembro, e às vezes conseguem-se antecipar boas novidades. Mas desta vez as empresas participantes decidiram manter segredo; bem pouco foi revelado, e os produtos exibidos foram os mesmos que todos já tinham visto na CES, em janeiro.

Pelo que pude apurar, o principal assunto do evento foi a situação do plasma, depois que a Panasonic admitiu que irá reduzir seus investimentos nessa tecnologia. Embora um diretor da empresa, o alemão Michael Langbehn, tenha jurado que não é verdade, parece que o pessoal não acreditou. Langbehn não só desmentiu os rumores, como ainda adiantou que serão lançados novos modelos ao longo deste ano. “Não podemos abandonar nossos clientes que acreditaram no plasma”, disse ele, ao mostrar o modelo ZT60 (foto), de 55 polegadas, um dos mais elogiados na CES, que está chegando agora ao mercado internacional. “Aqueles que valorizam a melhor qualidade de imagem continuarão sendo atendidos. Já para quem se preocupa mais com o consumo de energia, teremos um ótimo portfólio de TVs LED-LCD.”

Acho que, na verdade, todo mundo torce para que a Panasonic continue mesmo investindo no plasma. Mas não deve ser fácil. Os números não são nada animadores. Também presente ao evento, Paul Gray, diretor da empresa de pesquisas DisplaySearch, previu que essa categoria de TV, hoje representando menos de 5% do mercado mundial, irá cair para 1% nos próximos três anos. “Os fabricantes conseguiram melhorar muito os LCDs, a ponto de produzirem modelos de até 110 polegadas”, explicou Gray. “A Panasonic terá que reposicionar seu produto, reservando-o aos consumidores mais exigentes e que aceitem pagar mais caro.”

Bem, os executivos da empresa japonesa devem saber melhor do que ninguém se isso é viável. Seria uma aposta corajosa.

7 thoughts on “Plasma, só para quem pode

  1. A tecnologia sempre evolui e evoluirá, é a regra. Confesso que já vi e gostei muito da Panasonic 65VT50, essas séries novas VT e ZT60 então nem se fala. Mas também já vi a Sony 65HX950, outra tecnologia, com excelente imagem também. Realmente fica muito difícil escolher entre as duas, mas só que a Sony consome 1/5 da energia da Panasonic e é aí que está o “calcanhar de aquiles” da tecnologia plasma.

  2. Apenas corrigindo os errinhos de digitação:

    Creio que, quem tem poder aquisitivo para comprar uma plasma top de linha, de 55 – 60 pol. não se incomodará muito com alguns Reais a mais na conta de luz….Outrossim, desfrutará de uma imagem anos luz superior a de qualquer LED-LCD do mercado! Resta a questão ecológica, mas isso eu deixo para os eco-chatos de plantão! Como diria o Sr.Spock no seriado Jornada das Estrelas: Long live and prosper to the Plasma technology….

  3. Olá Orlando Barrozo .

    Primeiro desejo otima melhora ao amigo ja que o problema ,hérnia de disco que é a projeção da parte central do disco intervertebral ( o núcleo pulposo ) a parte externa do disco( o ânulo fibroso) mereçe com certeza um cuidado muito especial ( fisioterapia e muitos alongamentos ) . Boa melhora !!
    Agora em relação o Plasma , em que tambem sou fã número 01 e se tratando em qualidade de imagem , pra mim nao tem igual a essa tecnologia , fiquei muito triste ao ver duas matérias e talvez digamos um desencontro de informações por parte da propria panasonic ou contradição se podemos chamar assim !!! Veja link ; http://revistahometheater.uol.com.br/ e tambem http://revistahometheater.uol.com.br/ , materia do site em que bem conceituado em informações sobre tecnologia http://www.revistahometheater.com.br , onde diz tambem que a o plasma ZT60 ,lançamento na CES deste ano seria o ultimo tv plasma da marca panasoni fabricado e que estaria se dedicando a tecnologia OLED , apenas.
    Algumas perguntinhas básicas ao Senhor Orlando Barrozo ;
    1- Qual garantia terei da panasonic em relação a defeito , caso a empresa pare de fabricar o plasma eu venha a comprar a ZT60 ?
    2- A final panasonic vai mesmo parar de fabricar o plasma e se dedicar somente a OLED ?
    E a ultima perguntinha pois acredito que até outras pessoas gostariam tambem de fazer ; se é o plasma da panasonic ,praticamente sempre eleita nas Feiras da CES , a tv de melhor qualidade de imagem , porque a panasonic nao lança o seu plasma 4 K e se aproximando a resolução ULTRAHD , ficamos com a OLED 4K ou o plasma ZT60 , FULL HD ?
    Aguardo as respostas pois o amigo é a pessoa mais do ideal para responder sobre essas duvidas dos admiradores de tecnologia como eu e tantos que participam do blog .
    Saudaçoes , Orlando Barrozo .
    Abraço a todos os amigos que aqui deixam seus comentarios.
    3-

  4. Eu creio que a ultima das preocupacoes de quem utiliza uma tv tela fina com dimensoes acima de 40 polegadas é consumo de energia.
    Apesar de nao discutir com relacao a qualidade de imagem, penso que nao é so disso que um videofilo vive….Outras questoes como pos-venda, peças de reposicao, GARANTIA DECENTE e durabilidade sejam pontos tao fundamentais como a imagem.
    O tempo de vida de uma tv de plasma dificilmente supera 5 anos de uso moderado. Quando os paineis nao eram fabricados pela propria panasonic todos os problemas eram inputados a isso. Hoje, os paineis sao proprios(pelo menos é isso que se imagina) porem os problemas nao acabam e a durabilidade nao sobe, mesmo sendo apregoadas milhares de horas de uso.
    Nao ha como confiar mais no sistema plasma…
    Mesmo a legiao de fanboys (hoje enganados) se apoiando no quesito imagem acabam por sofrer as consequencias de outros pontos de vista que infelizmente a panasonic faz questao de fechar os olhos.
    Acompanho a panasonic desde o lancamento do pv60 e de la pra ca sempre fui usuario dos seus produtos mas apos tantas decepcoes infelizmente sou obrigado a priorizar outros pontos de vista do que ficar pensando apenas em imagem….mesmo pq, hoje as LEDs estao excelentes, nao devendo quase nada a plasma.

  5. Olá Orlando Barrozo.

    Não entendi muito bem , pois tivemos desencontro de informações por parte da panasonic , quando diz na reportagem em duas matérias – site ; http://revistahometheater.uol.com.br/ – 1- Primeira matéria diz ; título ; Panasonic põe fim ao desenvolvimento de painéis de plasma – 2 -Segunda diz ; título ;. Prévia da IFA indica tendências para os próximos anos ,
    Gostaria de saber com o Senhor Orlando Barrozo ( especialista em tecnologia ) ; qual o fundo de verdade nesta historia , panasonic vai mesmo acabar com a fabricação da tecnologia Plasma ja que diz a marca que se dedicará a OLED e ai ? Outra ; Se o plasma da panas. é sempre eleita como uma das melhores em qulidade de imagem na CES e este ano empatou com a Oled da LG , porque nao fabricar o plasma com a resolução 4K ?
    Saudações e boa recuperação com sua hérnia de Disco com muita fisioterapia e alongamentos .
    JOSÉ CARLOS
    COLATINA ES

  6. Amigos, obrigado pelas observações. De fato, parece que a Panasonic está em dúvida quanto a que decisão tomar. Há questões técnicas e também financeiras a considerar nesse caso. Embora seja realmente a melhor tecnologia, a diferença entre plasma e LED já não é tão grande quanto foi no passado. Com a chegada do OLED, certamente o plasma será superado. O problema é a escala de produção. Vendendo cada vez menos plasmas, a empresa fica numa “saia justa” em relação aos custos industriais. Como os prejuízos vêm sendo seguidos, deve haver muita pressão interna para abandonar o plasma e concentrar esforços no LED e no OLED. Por outro lado, existe o aspecto de imagem da empresa junto a seus clientes, daí a afirmação de não interromper a fabricação, apenas o desenvolvimento. Ou seja, continuaria produzindo plasmas como são hoje, mas sem novos aperfeiçoamentos. Espero com isso ter ajudado a entender melhor a situação. Abs a todos. Orlando

  7. Senhor Orlando.

    Perfeitamente entendido e agradeço muito pela resposta amigo .
    A panasonic ZT60 deve ter uma imagem encantadora , mas ai fica tambem a duvida ;ZT60 full hd ou ir fazendo logo a reserva dimdim pra pegar uma OLED 4K ,mas o problema é o preço e a queda do valordo OLED vai demoar muito principalmente no meu caso ,ja que minha proxima tv sera de 65 polegadas acima .
    Mas como nao sou um expecialista em tecnologia eu continuo encucado ; se o plasma da panasonic sempre se destaque nas feiras internacionais em qualidade de imagem , porque que a empresa alem da OLED ja que vai se dedicar a essa tecnologia , nao mude sua estratégica ; fabricar tambem o plasma em 4 k , tipo ZT60 4k , sera que seria possivel ? Mas do outro lado entendo que isso nao seria lucrativo para a panasonic e eles visam metas .

    Abraço a todos os amigos do blog e que cada um faça seus comentários mas sabendo sempre respeitar um ao outro.
    JOSÉ CARLOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *