DX900_hero-1200-80Esta semana, a Panasonic colocou à venda em sua loja virtual brasileira o TV TC-65DX900B, de 65″, que a empresa chama de “HDR Premium”. Esse aparelho foi exibido na CES, em janeiro, e saudado como um dos melhores do evento. É um lançamento mundial, grande aposta dos japoneses para seduzir os consumidores ainda saudosos do plasma (que deixou de ser produzido em 2013).

As especificações são realmente impressionantes. É um TV 4K certificado pela THX, com refresh de 120Hz, processador Quad-core, sistema operacional Firefox, um vistoso controle remoto com touchpad e – mais importante – backlight do tipo Local Dimming. Não por acaso, tem preço sugerido na faixa de R$ 26 mil. Também é compatível com sinais HDR (High Dynamic Range), exclusividade hoje dos TVs top de linha das principais marcas.

Antes de testá-lo, o que esperamos fazer em breve, aqui vão algumas observações que podem ser úteis. “UHD Premium” é uma nova categoria de TVs 4K, que já comentamos aqui, produzidos dentro de determinadas normas da UHD Alliance. “HDR” é um método digital de composição do sinal de vídeo, que envolve principalmente os níveis de contraste e profundidade de cores (nada a ver com “fotografia HDR”). Um TV pode ser HDR sem ser 4K, e vice-versa. E de nada adianta ser HDR se o conteúdo reproduzido não for criado dentro desses mesmos parâmetros. Este artigo traz mais detalhes.

Segundo a Panasonic, o DX900 é o primeiro TV 4K concebido com backlight Local Dimming, em formato honeycomb, chamado assim porque seu desenho lembra um favo de mel. Os diodos de led traseiros são posicionados de tal forma que se complementam, e não interferem entre si. A especificação é de 1.000 nits, sendo um nit equivalente à luz de uma vela acesa (candela) por metro quadrado; nos melhores TVs atuais, esse valor gira em torno de 400 nits. A Panasonic não informou quantos diodos são usados no painel, mas essa construção já indica um belo avanço (a maioria dos TVs utiliza backlight Edge-lit, menos eficiente).

Sempre com base em informações da empresa: para essa linha de TVs, foi desenvolvido um novo chipset chamado HCX+ (Hollywood Cinema eXperience Plus), capaz de processar cada sinal de entrada – mesmo que não seja HDR – e melhorar sua apresentação. Isso é feito acentuando as partes mais claras e mais escuras da imagem (ou seja, aumentando o contraste), aprofundando as tonalidades de cor (e suas gradações) e, ao mesmo tempo, regulando a intensidade de cada pixel.

Bem, mais detalhes podem ser encontrados no site da Panasonic Brasil. Vamos aguardar a chegada de um exemplar para teste, para detalharmos tudo aqui.

2 thoughts on “Panasonic dá um salto em TVs

  1. So 120 Hz? Nao é 240 Hz?…

    Sei la, achei o titulo meio exagerado… TVs local dimming com HDR as outras marcas tambem oferecem. E mesmo a materia informa que o TC-65DX900B foi saudado “como UM DOS melhores do evento” (e nao “o melhor”).

    Por enquanto permaneço cético, a Panasonic teria que ter evoluido muito seus LEDs para que eles sejam “os melhores”. Ate aqui os modelos dela nao sao.

  2. Olá Senhor Orlando .

    Sempre fui um dos grandes admiradores da marca Panasonic e na minha colocação qualidade de imagem igual ao Plasma VT60 não conheci mas em relação aoTV TC-65DX900B, de 65″ lembro muito bem quanto ao seu lançamento e os elogios ,mas sinceramente HDR com certificado Premium gostaria muito de ver a Panasonic com a tecnologia OLED , apesar de ter já acompanhado matérias quanto a indecisão desta tecnologia segundo alguns especialistas principalmente a vida útil . Hoje no valor de R$ 26 mil reais poucos ou quase ninguém desembolsará este valor para adquirir este televisor .

    Agora gostaria por gentileza Senhor Orlando , de fazer uma observação modestamente falando : veja bem , se não me engano este TV TC-65DX900B, de 65″foi lançado na Feira da IFA , e depois no outro ano na CES foi apresentada e me recordo em que a Panasonic informou ao lançar este televisor com HDR , em que outras marcas iriam seguir o mesmo caminho com HDR e isto tem acontecido. Não sou a razão da verdade e posso estar enganado sim .

    Saudações e fique com Deus .

    JOSÉ CARLOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *