abertura5A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos foi mesmo inesquecível. Um primor de criatividade na parte cênica, e um show de tecnologia audiovisual. Excelente a ideia dos organizadores de convidar Fernando Meirelles, um dos melhores cineastas do país, para dirigir o espetáculo, que naturalmente foi pensado para a televisão. Com ele trabalharam a cenógrafa Daniela Thomas e a coreógrafa Déborah Colker.

Em nossa sala de testes, começamos na própria sexta-feira a analisar as transmissões especiais do SporTV em 4K HDR, inéditas num evento desse porte. Estamos utilizando um decoder da NET e dois TVs compatíveis com esse padrão, que nos foram cedidos pelos fabricantes (Samsung KS9000 e Panasonic TC-65DX900B), ambos de 65″. Detalhes aqui.

As primeiras imagens levadas ao ar ao vivo deixaram dúvidas: o sinal em HDR era inferior – em cores e contraste – ao sinal do SporTV transmitido em HD e convertido para 4K pelo próprio TV. Deu a impressão de que estavam sendo feitos ajustes conforme o show ia se desenvolvendo, dada a instabilidade da imagem.

Assistam ao vídeo e comentem.

Vamos continuar acompanhando. O SporTV promete mostrar em 4K HDR também algumas competições. O canal especial só pode ser captado com o decoder, que a NET também está testando e, claro, com um TV como os dois citados (solicitamos também para Sony e LG, mas os aparelhos não chegaram a tempo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *