É difícil imaginar, considerando que em muitos países (Brasil, por exemplo) há hoje mais celulares do que seres humanos. Mas é bom ficar atento: pesquisa divulgada semana passada pela respeitada consultoria Strategy Analytics, dos EUA (onde mais seria?), revela que a demanda por dispositivos smart está crescendo tanto que, em cinco anos, esses brinquedos terão superado o número de celulares em uso no planeta.

Antes que você volte ao início do texto para verificar se não leu errado, eis a explicação, simplória até: aparelhos smart são, por definição, capazes de incorporar uma infinidade de funções, inclusive a de executar chamadas telefônicas. É o que já fazem, por exemplo, os assistentes virtuais do tipo Alexa: você nem precisa se mexer para atender uma ligação, basta que sua voz esteja em dia.

Os números da pesquisa são sugestivos. Em 2017, foram vendidos em todo o mundo 663 milhões de dispositivos smart, o que representa, em dinheiro, 16% a mais do que no ano retrasado (o PIB na maioria dos países não passou de 3%). O ritmo das encomendas cresce tão rapidamente que, dizem os pesquisadores, serão nada menos do que 1,94 bilhão de aparelhos em 2023. Já os smartphones chegarão, no máximo, a 1,86 bilhão de unidades!

Curioso que o item que mais aumenta é o de caixas acústicas smart, vindo a seguir lâmpadas smart (dotadas de sensores que permitem acionamento sem fio), detectores de fumaça e fechaduras eletrônicas (vejam o quadro abaixo). Uma explicação plausível para esse crescimento está na própria variedade de produtos identificados como “smart”. São criados por milhares de empresas, muitas delas pequenas, que lutam para gerar demanda e, assim, sobreviverem. 

O relatório da Strategy Analytics (detalhes aqui) encerra alertando que essa profusão de dispositivos pode gerar dúvidas na cabeça dos consumidores, além de incompatibilidades de padrões e formatos. Boa oportunidade para profissionais especializados entrarem em ação oferecendo seus serviços. De novo, é bom ficar atento.

VENDAS DE DISPOSITIVOS SMART (em milhões de unidades)

  2017 2018 Aumento
Caixas acústicas 33 69 109%
Lâmpadas 20 29 47%
Detectores de fumaça 35 45 29%
Fechaduras 9 11 27%
Gateways & Hubs 20 25 25%
Câmeras de segurança 43 54 25%
Outros* 504 599

19%

*Sensores, tomadas, adaptadores, termostatos, controles, itens de saúde, fitness etc. FONTE: Strategy Analytics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *