Cada vez mais a publicidade vem usando a tecnologia para, literalmente, inventar mundos e coisas. Mas a companhia aérea Emirates, com sede em Dubai, se superou no ano passado com um filme que colocava uma aeromoça no topo do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo (lembram-se do vídeo?).

O sucesso foi tão grande que agora a empresa repete a dose, a propósito da Dubai Expo, feira de tecnologia e sustentabilidade que vai até março na cidade. A Emirates lançou até um avião especial (A380) decorado com as cores do evento, e para promovê-lo decidiu recolocar a tal aeromoça no alto do Burj Khalifa.

Bem, na verdade não é bem uma aeromoça, mas você nem vai reparar. Trata-se de Nicole Smith-Ludvik, atriz inglesa de filmes de ação, especialista em cenas perigosas e instrutora profissional de paraquedismo. Além da coragem da moça, que passou por treinamentos especiais, foi necessária uma parafernália tecnológica para que a ideia desse certo.

Na verdade, Nicole nem foi a primeira: Tom Cruise já tinha subido ao alto do edifício em 2011, para as filmagens de Missão Impossível: Protocolo Fantasma (veja o trailer). Cruise é famoso por fazer suas cenas de perigo sem ajuda de dublês, mas até ele – com todos os seus poderes – precisou de ajuda.

A Emirates divulgou até um vídeo detalhando a preparação do filme publicitário. Para filmar Nicole de perto, usou-se um drone com câmera 4K. Outra câmera, operada a partir de um helicóptero, fez imagens adicionais. Isso tudo exigiu autorização especial das autoridades locais, que inclusive bloquearam vôos chegando e saindo do aeroporto de Dubai durante as quase 4 horas que durou a operação.

Nicole e equipe subiram de elevador até o 160o andar do prédio, e daí tiveram que seguir por uma escada em espiral que, segundo os técnicos, tem o formato de um tubo por onde só passa uma pessoa de cada vez – só esse trajeto levou 75 minutos. Lá em cima, já vestida de aeromoça, seu corpo recebeu cordas e suportes apropriados, devidamente escondidos dentro do uniforme.

Tudo isso Nicole mais ou menos já sabia do filme anterior. A assombrosa novidade agora é que o tal A380, a maior aeronave do mundo atualmente, iria passar perto da torre enquanto ela estivesse falando e mostrando ao distinto público cartazes sobre a Emirates – não teria graça se o texto fosse lido por uma narradora em off.

Dúvida: como fazer o avião passar tão perto sem que o vento jogasse a pobre Nicole para longe? Bem, o vôo aconteceria a apenas 900 metros de altitude, como se o avião estivesse chegando à cidade, já que o Burj Khalifa mede 828m. A velocidade ideal foi calculada em 145 nós para que o avião pudesse dar várias voltas suaves em torno do prédio (foram 11, no total) até que se conseguisse a imagem perfeita; a velocidade normal nessas condições é de 480 nós!!!

Bem, este é o resultado, um filme simplesmente espetacular, resultado de uma ideia brilhante, cuja execução seria impossível sem muito dinheiro, profissionais altamente especializados e muita tecnologia.

Vendo as imagens, tem-se a impressão de que o avião está quase encostando na torre (e na sorridente Nicole), mas na verdade a distância foi de uns 800m. Não é assim nos filmes de super-herói?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *