Uma das marcas que, em toda a história, mais se identificaram com o produto TV, a japonesa Panasonic anunciou esta semana sua re-entrada no mercado norte-americano (EUA e Canadá), oito anos depois de ter saído. Já estão à venda por lá as três novas linhas da marca – duas OLED e uma MiniLED (foto) – tentando atrair os consumidores que sentem saudades de suas TVs de plasma, as melhores do mundo no início da década passada.
Em seu site americano, a empresa reconhece que não pode ficar longe do maior mercado do mundo, argumentando que, na “era de ouro da televisão”, os consumidores atuais são mais exigentes do que dez anos atrás e, portanto, sabem apreciar melhor as tecnologias Panasonic. Mas o fator primordial para essa volta parece bem outro: o grupo fechou parceria com a Amazon, que além de ser sua principal revenda irá fornecer o sistema operacional Fire TV.
Alexa: muito mais que um detalhe
Embora possa ser vista como apenas um detalhe, essa parceria tem potencial para alavancar as vendas das TVs Panasonic, já que o Fire TV é considerado um dos melhores OS do mundo. Além de ágil no streaming e na navegação, já vem dotado dos inúmeros recursos do Alexa. Isso inclui não só comandar a TV por voz, mas também dispositivos externos compatíveis – já são mais de 140 mil, segundo a Amazon.
Em 2016, a justificativa oficial para sair dos EUA (como também do Brasil, o que aconteceu em 2021) era que a Panasonic vinha acumulando anos de prejuízos, sem conseguir competir com LG e Samsung. De fato, apoiadas pelo governo sul-coreano, as duas passaram a dominar o mercado mundial combinando alta qualidade, marketing e preços agressivos. Assim como Sony, Toshiba, Sharp e outras gigantes japonesas, a Panasonic foi perdendo mercado. Acabou optando por uma saída conservadora: voltou-se ao consumidor local de TVs, passando a investir mais em soluções de automação, controle de energia etc.
Agora, a disputa será mais acirrada, pois além das coreanas aí estão as chinesas TCL e Hisense. Pode ser uma batalha bem mais dura. De qualquer modo, sempre é bom ver uma marca tão admirada voltar ao mercado. Em tempo: não conseguimos apurar ainda se há planos de voltar também ao mercado brasileiro. Quem sabe daqui a alguns anos.
Olá Senhor Orlando .
Que noticia maravilhosa para os Americanos . O retorno da Panasonic com seus maravilhosos Televisores hoje nas tecnologias Oled e Mini Led . Realmente quem teve os TVS desta marca sabe o que significa qualidade de imagem ao extremo !! Tenho o orgulho e prazer em dizer que tenho em funcionamento aqui na minha sala de cinema o TV PLASMA VT60 de 65 polegadas 3D e apesar de não ser em 4k e sim em FULL HD quando coloco a mídia em blu ray no aparelho player blu ray também da Panasonic tenho uma qualidade de imagem muito ao natural com cores e contraste que impressionam . Digo que impressiona mesmo pois quando recebo a visita aqui todos pensam que a imagem é em 4k !!
Panasonic deveria mesmo retornar ao mercado Brasileiro !! Quero lembrar a muitos em que os televisores da Panasonic Plasma sempre foram TVs com preço mais salgado do que os concorrentes mas digo o porque : a Panasonic com seus Plasmas garantia qualidade de imagem de verdade em seus televisores e por esta questão o preço …..
Se o Senhor Orlando um dia conseguir apurar se teremos a possibilidade do retorno da Panasonic ao Brasil com seus televisores Oled e Mini Led lhe peço por gentileza que nos informa sem falta e muito obrigado por nos deixar sempre bem informado !!
Concordo plenamente com o Sr. José Carlos Marianelli,
Pois, minha TV PLASMA PANASONIC, FULL HD,(adquirida aproxim. em 2010,… até hoje, impressiona a todos que visitam a minha casa e ficam Admirados com a Qualidade real e cinematográfica da imagem, e logo me perguntam qual o modelo dela de “Led”?…!!! E ai, quando falo que é de Plasma, se ESPANTAM, nem acreditam!
É uma pena que milhões de pessoas no mundo foram enganadas pela “esmagadora” mídia enganosa e massiva de consumo das TVs de LED, que por terem um custo menor de fabricação (mais finas, menos materiais, menos peso de transporte, etc), apenas geram mais Lucro para fabricantes e vendedores, sendo comparadas à de Plasma só em termos de preço,… mas JAMAIS em de qualidade de imagem: porque nesse quesito a Plasma Panasonic, “esmaga” as outras de LED!!! … Não tenho dúvida!
E mais,… nenhum televisor, de LED de amigos e familiares que visito tem a qualidade da imagem da minha de PLASMA/PANASONIC!!! Sim, … “Pasmem” !!!
Tomara que voltem os modelos de PLASMA da PANASONIC, ou venham os modelos de Oled, que pelo princípio de funcionamento, se aproxima mais da qualidade da imagem de Plasma.