Em qualquer pesquisa com profissionais de áudio, a marca americana Wilson Audio aparecerá como a principal referência em caixas acústicas. Embora acessíveis a poucas pessoas, ou até por isso mesmo, elas estão para o mundo audiófilo como, talvez, Bach para a música erudita, ou Shakespeare na literatura.
Pois é essa marca ultra high-end que chega ao mercado brasileiro em agosto, pelas mãos da distribuidora Audiogene, que já tem em seu portifólio referências como McIntosh (amplificadores) e Barco (projetores). Alguém pode questionar por que mais uma marca de caixas acústicas, para uma distribuidora que já oferece as prestigiadas Focal (francesa) e Sonus Faber (italiana).
Caixa acústica de US$ 1 milhão
Só que a Wilson não é apenas uma marca. Fundada em 1974, foi sempre tão rigorosa em seus projetos e seu controle de qualidade que construiu uma reputação acima de qualquer suspeita – e cobra caro por isso. Seu modelo mais em conta, segundo ChatGPT, é a bookshelf TuneTot, cotada no mercado americano na faixa de US$ 12.000. Já a gigante WAMM Master Chronosonic (foto), com 2,18m de altura e pesando incríveis 408kg, pode ser encomendada a partir de US$ 944.000!
Claro que, em áudio, nem sempre o produto mais caro tem qualidade superior, como já ensinou o mestre Robert Harley, autor de vários livros sobre áudio e atualmente editor da “bíblia” The Absolute Sound. Mas Harley é também um dos muitos experts que consideram a Wilson Audio o máximo em design de caixas acústicas.
Dave Wilson, que fundou a empresa junto com a esposa Sheryl Lee, faleceu em 2018, após passar o comando ao filho Daryl. Em seus mais de 40 anos dedicados à arte do áudio, ganhou a reputação de ser o maior designer de caixas acústicas de sua geração. Curiosamente, não era engenheiro de áudio (graduou-se em Química), mas isso não o impediu de criar alguns dos produtos mais avançados em sua época (vejam aqui sua linha do tempo).
Caixas artesanais, produzidas por encomenda
Sediada na cidade de Provo (Utah), a Wilson Audio possui apenas 47 funcionários. E, seguindo a filosofia do fundador, faz questão de que cada caixa seja produzida artesanalmente, eliminando as vibrações do gabinete e com alinhamento temporal preciso, para que os sons dos falantes cheguem simultaneamente aos ouvidos.
Ainda não sabemos quais modelos da Wilson Audio chegarão ao mercado brasileiro, mas mesmo nos EUA a empresa trabalha por encomenda. São raras, e escolhidas a dedo, as lojas onde o público pode apreciá-las.