Talvez seja exagero chamar de “guerra”, mas o fato é que continua quente o clima entre os principais fabricantes de TVs 3D. Como já comentamos aqui, a LG decidiu partir para o ataque na promoção de seus óculos passivos, que são mais leves e mais baratos – o “segredo” (se é que podemos chamar assim) está numa película aplicada sobre a tela do TV, que distribui os sinais para os olhos esquerdo e direito de tal forma a “enganar” o cérebro. Embora não sejam sinais de alta definição (cada um tem 540 linhas), ambos se misturam compondo uma imagem tão boa quanto a de um TV Full-HD (1080p).

Samsung e Sony, os dois principais concorrentes, rebatem com o argumento de que “isso não é Full-HD”. Seu sistema ativo inclui óculos mais caro e mais pesado, o que, dependendo da pessoa, pode representar um desconforto. O óculos contém um processador que “lê” os sinais emitidos pelo TV, tornando a experiência tridimensional mais imersiva. Resta saber se o consumidor, ao se ver diante das duas opções na loja, irá perceber as diferenças apregoadas pelos fabricantes.

Nesta terça-feira, a LG distribuiu comunicado informando que seu TV Cinema 3D 47LW5700, de 47″, foi certificado como “Full-HD” pela VDE, sigla em alemão para a Associação para Tecnologias Elétricas, Eletrônicas e de Informação, com sede em Frankfurt. A empresa citou ainda pareceres semelhantes de entidades como a Câmara de Comércio de Eletrônicos da China, a TÜV (Associação de Inspetores Técnicos da Alemanha) e o Intertek (grupo de análise e certificação técnica sediado em Londres). “Estamos satisfeitos em colocar um ponto final nessa discussão”, comentou o presidente da LG, Havis Kwon. Ponto final? Difícil acreditar. Esse assunto ainda vai render muito, até porque o mercado de 3D na verdade está apenas no começo.

Aqui no Brasil, teremos a chance de um tira-teima no próximo dia 4 de agosto, quando LG e Samsung irão debater o assunto publicamente. Executivos das duas empresas toparam participar de um encontro na loja Fnac da Av. Paulista, em São Paulo, com a presença de consumidores e profissionais do mercado, onde irão defender cada um a visão de sua empresa. A iniciativa é da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, a primeira publicação brasileira a abordar o tema TV 3D, no já não tão distante mês de agosto de 2008. A revista foi também a primeira a testar um aparelho desse tipo, em maio de 2010, e agora em julho de 2011 acaba de publicar o primeiro teste comparativo entre TVs ativo e passivo.

Ótimo que os dois fabricantes coreanos se disponham a debater. Tenho certeza de que a plateia presente irá tirar muitas dúvidas nesse encontro.

10 thoughts on “TV 3D em debate

  1. Puxa, Orlando, muito legal e, claro, corajosa a iniciativa de coloca-los frente a frente. E com a presença do público. Parabéns a vocês e aos fabricantes, que normalmente se escondem por trás dos números, siglas e marketing pesado. O consumidor só tem a ganhar!

    Abraços,

    Julio Cohen

  2. Vai ser melhor que Tyson X Holyfield. Essa “luta do século” eu não quero perder. Estarei lá, com certeza.

    Abração.

    Vinicius

  3. Esse debate perde importância para os adeptos da tecnologia plasma pois o sistema passivo não é viável nessa tecnologia.Agora, para os que preferem os LCDs a contenda terá papel fundamental.

  4. Rubens Pires,

    Bem lembrado. A LG vai ter que manter o óculos ativos para suas Plasmas, então essa discussão realmente vai ser direcionada somente para LCD’s-LED.

  5. Vocês da Home Theater poderiam gravar esse debate e disponibilizar no Youtube. Muitas pessoas de outras cidades gostariam de estar lá, mesmo para quem é de São Paulo e não poderá ir.

  6. Sim, Milton, estamos montando o esquema para isso. Obrigado. Orlando

  7. Será às 19hs na Fnac da Av. Paulista , no dia 4 de agosto. Estarei lá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *