A Sony cumpriu sua promessa e liberou na semana passada a atualização do PlayStation 3 para reproduzir também filmes Blu-ray em 3D (o upgrade para jogos já havia saído em junho). Quem já possui o aparelho só precisa agora adquirir um TV compatível. Não é coincidência que a LG esteja lançando, quase simultaneamente, seu primeiro monitor 3D, de 23 polegadas (foto). Ao custo final de R$ 1.199, o aparelho é compatível com o novo kit 3D Vision, da NVidia (óculos + placa GeForce). Só que o kit tem que ser adquirido à parte: mais R$ 699. É a tecnologia 3D começando a se espalhar. “Estamos no início de uma revolução”, diz o presidente da NVidia no Brasil, Richard Cameron.

Um único probleminha, sobre o qual até já pedi um esclarecimento à Sony: segundo o site americano Examiner, a atualização do PS3 – identificada como firmware 3.50 – desabilita recursos da conexão USB, impedindo que o usuário ligue ali aparelhos de outras marcas. O site lembra que uma atualização anterior (firmware 3.42) impede o desbloqueio do aparelho para rodar jogos piratas. Comentando o assunto, o site PC World, relata o alerta que a própria Sony postou em seu site na semana passada: “A Sony pede que os consumidores tomem cuidado quando comprarem controles wireless para PlayStation 3 de fontes não determinadas, uma vez que a qualidade, confiabilidade e segurança desses produtos não é conhecida, e, em alguns casos, pode ser perigosa. É possível alguns produtos falsificados pegarem fogo ou explodir, resultando em danos ao usuário, seu PlayStation 3, ou outras propriedades. Além disso, a Sony não dá suporte à funcionalidade continuada de controles falsificados ou não licenciados em atualizações de software, e esses aparelhos podem parar de funcionar em razão de updates de software do sistema.”

Se for verdade, será a negação do princípio básico da conexão USB, cuja sigla quer dizer “conexão serial universal”. Universal, sim, mas só para produtos Sony? Vamos aguardar a explicação oficial da empresa.

2 thoughts on “Jogos em 3D (e filmes também)

  1. Olá! Uso meu PS3 principalmente para reproduzir filmes Full HD filmados em uma Sony, e transferidos para um HD externo de 1Tb (sem alimentação AC). Será que perderei a conexão com o HD externo se fizer o upgrade? Grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *