Na mesma linha do que Netflix, Amazon e outros provedores estão fazendo na Europa, a Globoplay anunciou neste domingo que está cortando temporariamente a transmissão de conteúdos em 4K e Full-HD. A medida, claro, visa reduzir a quantidade de dados circulando na rede de streaming; vale também para Globosat Play, GShow e Globoesporte.com. Todos esses serviços tiveram grande aumento de acessos nos últimos dias, desde que a quarentena passou a ser obrigatória em todo o País.

Segundo a Globo, a resolução máxima agora, para conteúdos ao vivo e em VoD, será HD (720p). Com isso, o bit-rate (taxa de dados) cairá dos atuais 5,8 Megabits por segundo para 2,8Mbps. Um capítulo de novela com 60 minutos em Full-HD, por exemplo, consome 2,5 Gigabits; agora, cai para 1,2Gb, ou seja, uma redução de 52% no tráfego. Ainda segundo a emissora, continua não havendo limites para a quantidade de vídeos assistidos nem para o tempo de uso dos aplicativos em cada residência.

“Esta é uma medida de solidariedade e responsabilidade”, explica Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo. “Temos que agir proativamente para evitar um cenário de colapso na infraestrutura num momento tão delicado, em que os serviços digitais são fundamentais para a população”. Barros garante que, superada a pandemia, tudo voltará a funcionar normalmente. 

Outro objetivo das medidas é permitir o acesso a mais pessoas Brasil afora. A Globo já havia franqueado títulos infantis e juvenis, incluindo Malhação e Shippados (foto), e a partir desta 2a libera também todos os capítulos da novela Amor de Mãe para não assinantes. As gravações da novela – assim como de todas as séries e shows da Globo – estão suspensas devido ao coronavírus. 

4 thoughts on “Globoplay reduz resolução de vídeo

  1. Ridículo.Com quanto de desconto para quem paga por 4K?A resolução 4k é 3X maior(2160 /720).Vamos pagar somente 33,333% do valor da mensalidade?Medida idiota esquerdopata para dizer que está fazendo o bem ( não investiu na infraestrutura adequada).Igualzinho a governos de esquerda,tomando atitudes populistas com o $ dos outros.Em tempo:não estou vendo o Sr.Orlando defender quem paga 4K.O Sr. não é mais a favor da última tecnologia?Na verdade não é tudo em 4K ,seria necessário uma conta(honesta) das empresas para dar desconto.Que raio de sacrifício é esse com o $ dos outros?Só aceitarei com o devido desconto.Alô Anatel!!!Brasil,país da impunidade.

  2. Meu caro, você só me verá quando aprender a ter educação, talquei?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *