Esta semana, participamos com prazer do evento Lar Inteligente 360, organizado pela Aureside. Ao lado do amigo Eiji Kubatani, da Yamaha, analisamos as tendências do segmento multiroom e as novas tecnologias de áudio sem fio. Como já mostramos aqui algumas vezes, a demanda por sistemas de sonorização whole-home só vem crescendo, ao mesmo tempo em que proliferam as soluções wireless. Ou seja, nada mais natural que as duas tendências se combinem.

Nossa apresentação procurou analisar como foi essa evolução e quais as características das principais plataformas oferecidas atualmente, como Yamaha MusicCast, Marantz HEOS e as de código aberto, como Google Chromecast e DTS PlayFi. A chegada recente da Sonos ao mercado brasileiro tem tudo a ver com essa tendência de integração. Trata-se da primeira empresa que enxergou essa mudança no mercado, e que hoje colhe os frutos disso.

Tentamos também responder a uma dúvida que volta e meia ressurge entre os usuários: o que é melhor, rede cabeada ou sem fio? E a resposta, cada vez mais, é: ambas. A evolução tecnológica e as mudanças de hábito e estilo de vida recomendam soluções híbridas, em que se possa aproveitar o melhor dos dois mundos.

Uma rede totalmente cabeada limita as possibilidades de expansão e as obrigatórias atualizações. Mas é impossível montar uma rede sem nenhum cabo, até porque a alimentação elétrica exige fios. Cabos (quando de boa qualidade) são mais seguros na transmissão dos sinais, tornando a rede mais estável e robusta.

Agradeço a todos que assistiram e/ou compartilharam a apresentação e recomendo os demais vídeos do Lar Inteligente 360, que vai até a próxima quinta-feira 28. Todas as apresentações podem ser assistidas neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *