A edição de outubro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que chega na semana que vem, traz um interessante comparativo entre as TVs atuais. Desta vez, não falamos de qualidade de imagem, mas sim da eficiência dos sistemas operacionais, e particularmente dos processadores, que os fazem rodar. Comparamos os recursos dos sistemas Tizen (Samsung), webOS (LG), Google TV (TCL, Hisense, Philips e Aiwa) e Android TV (Aiwa e Philips); ficou faltando apenas o Vidaa, que equipa alguns modelos da Hisense e ainda não tivemos oportunidade de avaliar.

O tema interessa porque, cada vez mais, nota-se que a navegação pelos recursos das TVs é crucial para que o usuário tenha uma boa experiência. Além de um controle remoto ergonômico e dos assistentes de voz (que, por sinal, muitos não gostam de usar), é indispensável que o menu da TV, com suas centenas de apps e serviços agregados, seja intuitivo e permita acesso rápido ao que se deseja.

Qualidade de som e principalmente de imagem continuam sendo essenciais, mas as TVs atuais estão muito parecidas nesse aspecto, como já comentamos aqui. Eu disse “parecidas”, não “iguais”. As diferenças entre as OLED, ainda superiores, e as LCD diminuíram com a chegada dos painéis MiniLED. E mesmo com uma imagem melhor, se o consumidor não consegue encontrar o que procura para assistir em sua TV, acaba se frustrando com o investimento que fez.

Google, Alexa e IA Generativa

Quando se trata dos sistemas operacionais (OS, na sigla em inglês), a principal novidade é a plataforma Google TV, enorme avanço em relação ao Android TV, que havia sido adaptado dos smartphones. A Alphabet fez enormes investimentos nesse produto, e aos poucos vai aumentando a oferta de serviços na tela das TVs. Sintomaticamente, a empresa desfez as parcerias que mantinha com LG e Samsung, que agora não podem mais usar o assistente de voz Google.

Em tempos de Inteligência Artificial Generativa, que facilita em muito a integração entre TVs e dispositivos portáteis, pode ser uma grande vantagem ter uma TV que “conversa” bem com o smartphone – e, de quebra, dá acesso a inúmeros outros serviços, incluindo as buscas do Google.

Fica a dúvida agora em relação à Apple, com seu assistente Siri, e principalmente ao Alexa da Amazon. Como comentamos aqui recentemente, a Panasonic decidiu voltar ao mercado americano de TVs com uma “forcinha” da Amazon, que liberou seu sistema operacional Fire TV. Se der certo (a marca japonesa ainda tem imagem forte entre os consumidores), pode ser o que faltava para a gigante do varejo e do streaming entrar de vez no segmento de OS para TVs.

Lembrando que, hoje, o Alexa está presente em todas as marcas que não utilizam Google TV.

4 thoughts on “TVs Smart: quais são as melhores?

  1. Olá Senhor Orlando .

    Mais uma vez meus parabéns pelo conhecimento e toda as informações .
    Sinceramente não está nada fácil adquirir um televisor a final são tantas as tecnologias que ficamos indecisos !! Quanto ao Televisores Hisense estou esperando sua equipe fazer o teste em alguns de seus televisores lançados no Brasil pois até hoje continuo em dúvida para a aquisição do meu novo televisor . Enquanto isso tenho a opção do TV OLED SAMSUNG S90D AI 2024 ou OLED LG C3 2023 ambas de 55 polegadas ( ambas já vi em funcionamento e é um espetáculo ) e também a TCL QD Mini Led C755 de 65 polegadas ( não a presenciei ligada ) mas vi o teste do Senhor e nas redes sociais muitos elogios também pela qualidade de imagem deste televisor C755 no quesito qualidade de imagem . A questão em si :
    1- Ambas as Oleds LG ou Samsung no valor acima de 6 mil reais de 55 polegadas.
    2- O TV TCL QD Mini Led C755 e de 65 polegadas na faixa de 5 mil reais .

    Bem Senhor Orlando o meu objetivo é adquirir o TV e em funcionamento no ambiente escuro e sei que o TV OLED são apropriadas para este ambiente mas não tenho certeza quanto a este TV TCL . Será que serve para ambiente escuro ou não a QD Mini Led C755 ??? Ouço muito falar em que o TV Mini Led puxa muito pelo lado do brilho e é para ambiente claro mas apenas ouço falar e é bem diferença do que ter certeza !!
    Por gentileza solicito ao Senhor Orlando que me responda a dúvida acima pois tenho que me basear em quem é especialista neste assunto e conhecedor como o Senhor e não vendedores que apenas querem vender e cumprir suas metas na Empresa que trabalha . !!

    Aguardando a resposta por gentileza pois quero comprar o meu novo TV .

    Forte abraço amigo .

  2. Muitos OS´s permitem eu escolher qual trilha de áudio ouvir na TV, como uma trolha em inglês e outra em português, assim como em DTS e outra em Dolby Digital, por exemplo, mas será que algum dos novos OS´s tem como reproduzir multi trilhas de vídeos, com multi ângulo de câmeras, por exemplo?

  3. Ainda não, Peter. Esse recurso foi anunciado por alguns fabricantes anos atrás, mas não avançou. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *