Ótimas notícias para o segmento AV: a chamada linha marrom, que inclui TVs e aparelhos de áudio, bateu recorde histórico no primeiro trimestre deste ano, atingindo a marca de 3,7 milhões de unidades produzidas. Isso representa um salto de 17,8% em quatro anos, algo inédito no país, segundo a Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).

Entram na conta caixas acústicas, players (DVD e Blu-ray), videogames, projetores e soundbars, além de TVs. Outro dado animador, segundo a Folha de São Paulo, foi o aumento de fevereiro para março: 14,8% na linha marrom, sendo que a produção industrial como um todo cresceu apenas 1,2%.

É curioso porque, historicamente, o primeiro trimestre não costuma registrar números tão bons. Mas parece haver mesmo uma tendência de alta no segmento. No início do ano, a Eletros registrava que TVs e aparelhos de ar-condicionado foram os responsáveis pela maior parte do aumento de 29% na produção de eletroeletrônicos em 2024 (comparando com 2023).

 

Torcendo por Ancelotti

Foram 118 milhões de unidades compradas pelo varejo. No caso de TVs, foram 13,5 milhões de unidades, crescimento de 22% sobre 2023.  Vale lembrar que após o “estouro” de 2014, quando a Copa do Mundo elevou a produção a 15 milhões de TVs (recorde histórico), o setor enfrentou a crise do governo Dilma, despencando para 9,9 milhões em 2015 e 8,5 milhões em 2016.

A partir de 2017, sempre segundo a Eletros (vejam aqui os detalhes), começou uma lenta reação, só que distante do pico de 2014. Há agora a expectativa sobre o restante do ano e, principalmente, sobre 2026, quando teremos uma outra Copa. Fabricantes e varejistas torcem, até mais que os torcedores comuns, para que a “era Ancelotti” seja de alegrias, e não o baixo astral que temos visto desde 2014.

 

 

1 thought on “TVs e home theater: sucesso de vendas

  1. Também observei um aumento significativo na venda de sistemas home theater, com destaque em receivers. Vê-se isso na quantidade de marcas e modelos de receivers à venda nas lojas. Um dado interessante: os receivers são modelos recém lançados no exterior, como o Onkyo RZ30, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *