Nesta 4a feira, a distribuidora Som Maior, representante oficial da  Bowers&Wilkins no Brasil, divulgou carta enviada pela matriz britânica e endereçada a todos os consumidores da marca no país.

Assinada por Kevin Zarow, vice-presidente de Vendas, a carta reafirma que a Som Maior é sua distribuidora oficial e que apenas seus revendedores autorizados podem comercializar os produtos B&W. “Somente os produtos adquiridos por meio dos revendedores autorizados estão cobertos pela garantia oficial de fábrica”, diz o texto.

Zarow adverte que “produtos adquiridos fora desses canais oficiais, como de varejistas ou lojas online não credenciadas e instaladores independentes, podem ser falsificados e, portanto, não terão a garantia oficial”.

Cita ainda o artigo 334 do Código Penal e o Decreto-Lei 2848/40, que tratam de contrabando e permitem processar como “receptadores” os consumidores que compram os produtos “importados” de países da América do Sul (leia-se: Paraguai) e dos EUA.

 

Proteger marcas e revendas

A carta vem com timbre da Masimo Consumer, que em 2022 adquiriu a Sound United, dona de marcas de peso no segmento, como Polk, Denon, Marantz, Classé, Definitive Technologies e, claro, B&W. Há cerca de um mês, comentamos aqui que a Masimo – na verdade um fundo de investimento associado a um fabricante de equipamentos médicos – vendeu a Sound United para a Harman.

Sabe-se que a Sound United, embora gigantesca, nunca primou pela proteção de suas marcas, algumas delas vendidas abertamente por revendas “independentes”, inclusive em sites de origem duvidosa. Certamente, a B&W sabe os riscos de se ver misturada a concorrentes que não têm o mesmo zelo com distribuidores oficiais e revendas autorizadas.

Nos últimos anos, vimos aumentar significativamente o comércio da marca em lojas e sites suspeitos, o que explica o envio da carta aos consumidores brasileiros. A Som Maior mantém em seu site um mapa atualizado de suas revendas credenciadas (vejam aqui). E divulgou até o email de seu diretor comercial Kahlil Zattar ([email protected]) para fornecer informações mais detalhadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *