A primeira vez que comentamos aqui sobre 8K foi em agosto de 2008 (confiram). Na última sexta-feira, ao ver demonstrações detalhadas de TVs desse tipo explorando os recursos de Inteligência Artificial (IA), lembrei com saudade daquela época, quando estive na sede da NHK, em Tóquio, para ver as primeiras imagens no padrão então denominado Super Hi-Vision. Mal havia sido inaugurada no Brasil a era do HD… me senti como numa cena de ficção científica.

As demos agora foram proporcionadas pela Samsung, que trouxe da Coreia alguns de seus principais experts para clarear aspectos da tecnologia 8K. Dois meses após lançar o primeiro TV desse tipo (vejam aqui um dos vídeos que fizemos em nossa sala de testes), a empresa coreana busca agora tornar mais visíveis os benefícios, diante da dura realidade: não há conteúdos em 8K para se assistir!

O próprio Simon Lee, cabeça da divisão Visual Displays do grupo, reconheceu o tamanho desafio ao conversar com um grupo de jornalistas em São Paulo: “Tenho viajado por vários países mostrando que, apesar da falta de conteúdos nativos em 8K, os ganhos para o usuário são muito grandes”, disse ele. “Às vezes, as pessoas demoram a perceber, mas é assim com toda tecnologia revolucionária”.

Em futuros posts, vamos detalhar quais são os avanços dos TVs QLED 8K em relação aos atuais 4K, mas aqui vai um resumo das ideias apresentadas por Lee e sua equipe:

Anti-blooming – Recurso de gerenciamento da luz que atenua os contornos dos objetos (visível, por exemplo, quando há texto branco sobre fundo escuro).

Light Concentration – Método de dispersão mais uniforme da luz para reduzir vazamentos em partes da tela.

Space Adaptive Sound – Software de calibragem que analisa a acústica do ambiente a partir de informações captadas pelo microfone do controle remoto.

Real Game Enhancer – Ajuste automático para clarear cenas muito escuras de games.

Tudo isso, claro, utilizando IA e Deep Learning, que é a capacidade do TV “aprender” continuamente, se recalibrando em tempo real com base em bancos de dados de som e imagem – para entender melhor, clique aqui. Ainda vamos tratar muito dessas tecnologias aqui.

4 thoughts on “Por dentro da tecnologia 8K

  1. BOA TARDE!
    CARLOS MORAES.
    VOCÊ PERGUNTA PARA QUE A TECNOLOGIA 8K? TRATA-SE DE UMA QUALIDADE DE IMAGEM SURPREENDENTE! OS TELEVISORES LANÇADOS PELA SAMSUNG POSSUI UM PROCESSADOR QUE TRANSFORMA QUALQUER IMAGEM EM 8K, NÃO DEPENDENDO DE CONTEÚDOS 8K, É REALMENTE IMPRESSIONANTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *