Quase dez anos depois do lançamento da primeira TV OLED (veja aqui como foi, em outubro de 2013), e após idas e vindas em relação a essa tecnologia, finalmente a Samsung está colocando nas lojas a “sua” OLED. O modelo S90C, em tamanhos de 55″ e 65″, que comentamos aqui no mês passado, foi apresentado oficialmente nesta 3a feira em São Paulo, junto com toda a nova linha de TVs Samsung 2023.

Seguindo o padrão da indústria em outros países, a Samsung liberou a TV OLED para teste prévio em alguns veículos especializados. Há duas semanas, nossa equipe vem avaliando o produto usando diversos tipos de conteúdo (vejam este vídeo), com ótimos resultados. De fato, a combinação de leds orgânicos com pontos quânticos se revela “matadora”. Conseguimos visualizar imagens profundas, contrastadas e ao mesmo tempo com altos níveis de brilho, o que é essencial, por exemplo, para assistir durante o dia (hábito cada vez mais comum nas famílias).

Outros detalhes que nos chamaram a atenção foram o ângulo de visão lateral, que preserva cores e nitidez (ao contrário da maioria das TVs), e a intensidade das cores em toda a área da tela. Para não dizer que é uma TV perfeita, dois pequenos detalhes: a base de apoio no móvel é de plástico, encaixada e não parafusada, destoando um pouco do acabamento da tela – a Samsung aposta que a maioria das pessoas preferirá montar a TV na parede, sem dúvida uma tendência de mercado; e o controle remoto minúsculo, apenas com as funções básicas, traz o risco – infelizmente comum – de perda; aqui, a aposta do fabricante é nos comandos de voz, algo que a maioria dos consumidores ainda precisa se acostumar a usar.

OLED É MELHOR? MERCADO É QUE VAI RESPONDER

E como ficará o mercado de OLED, agora que a Samsung chega para enfrentar a LG? Continuará sendo um “nicho”, com cerca de 5% das vendas de TVs em geral, ou ganhará impulso com o poderoso marketing da marca líder? Há tempos se sabe que tecnicamente a tecnologia de leds orgânicos é superior, mas, como em tantos momentos da história, nem sempre o melhor é o que predomina. Como a Samsung até agora “trabalhava contra”, a situação do OLED era adversa em termos de vendas. Vamos ver como responde o mercado.

Essa discussão acontece no mundo inteiro desde o ano passado, quando a Samsung fez o lançamento nos principais países. No Brasil, a empresa posiciona sua OLED no segmento premium, ao lado das TVs Neo QLED 4K (8K é outro departamento), e em faixas de preço similares à LG. Mas não tem planos, por enquanto, de lançar OLED em tamanhos maiores (a LG já tem de 77″ e 83″).

E permanece a polêmica em relação a um “acordo” entre as duas rivais coreanas: afinal, a Samsung está mesmo utilizando painéis OLED da LG? Já comentamos esse assunto aqui, mas há três semanas a agência de notícias Reuters publicou reportagem (que foi copiada em vários países) citando três fontes anônimas. Revela que este mês a LG, maior fabricante do mundo, começa a fornecer painéis OLED à Samsung nos tamanhos de 77″ e 83″. As duas empresas não confirmam nem desmentem.

Além de resolver um problema para a LG, cujas receitas com TVs convencionais vêm caindo, o acordo fortaleceria a posição da Samsung no segmento OLED, já que sua fábrica própria ainda irá demorar a produzir. Vale lembrar que a Samsung já utiliza painéis OLED em smartphones, notebooks e monitores, inclusive fornecendo para outras marcas. Mas o desafio, quando se trata de telas grandes, é bem mais complicado.

A empresa garante que os painéis usados nas TVs que estão sendo lançadas no Brasil são próprios, ou seja, não utilizam o famoso – e controvertido – subpixel branco da concorrente.

4 thoughts on “Com Samsung, como fica o mercado de OLED?

  1. Olá Senhor Orlando .

    É com muita alegria em que temos também a Samsung com seu TV OLED no Brasil .As duas sul coreanas LG e Samsung agora farão a batalha na conquista dos mais exigentes em qualidade de imagem e assim pergunto : sei que o Senhor Orlando tem sempre o privilégio juntamente com sua equipe e em primeira mão e além dos testes com a calibragem e ajustes dos televisores gostaria de saber me referindo a tecnologia OLED se o Orlando Barrozo tivesse que comprar hoje com qual TV OLED ficaria da LG ou da Samsung ? Pelas minhas informações e leituras no que consta a TV OLED da LG tem um melhor contraste ou seja um preto cartão mais detalhado e com imagem mais de cinema já o TV Oled Samsung tem um ótimo contraste mas com o brilho mais forte e isso atinge ao público que preferi ver o seu TV em funcionamento em ambiente mais claro enquanto que o TV OLED da LG mais para ambiente mais no ambiente escuro .
    Acrescento eu em que em minha sala de cinema o ambiente é totalmente escuro seja em qualquer hora do dia e portanto quero dar preferencia ao tV OLED mais apropriado para a escuridão .
    Como não sou um profissional como vocês se eu estiver errado pode me corrigir a final sou um apaixonado por áudio e vídeo com qualidade . Falando em áudio o Receiver yamaha A8A gostaria muito de adquiri lo mas o preço super salgado poderia baixar o valor né ?
    Na medida do possivel gostaria de ter a resposta e não vale ficar em cima do muro kkkk ( brincadeirinha ) rs

  2. Ainda é cedo para afirmar, José Carlos. Veja este vídeo que fizemos: bit.ly/3J8AAN3. Vamos aguardar o desempenho da OLED Samsung nas casas das pessoas, OK? E em julho devem sair as novas OLED LG. Abs.

  3. Oi Senhor Orlando .

    Corretamente . Aguardar para ver como será o desempenho deste TV Oled Samsung . Eu já visualizei no site
    https://www.hometheater.com.br/portal/2023/06/06/veja-as-primeiras-imagens-da-tv-oled-samsung-que-nos-testamos/ o teste da OLED Samsung com a apresentação do Senhor . Quanto a outra Sul Coreana LG estou também na espectativa do lançamento em Junho de suas novas OLED . Agora temos nos que somos apaixonados por video e audio e neste caso especialmente video TV tecnologia OLED analisarmos ao máximo qual das duas marcas vai nos oferecer melhor qualidade de imagem em todos os requisitos e eu conto com a opinião do Senhor e toda a equipe de profissionais !! Aguardando .
    Obrigado pela resposta .

  4. Olá Senhor Orlando .

    A LG já apresentou suas tvs OLED em SP . Espero muito que algum destes televisores sejam testados pela sua equipe pois assim poderei saber com clareza qual o melhor TV em qualidade de imagem Lg ou Samsung ? Estou aguardando e também suas colocações . Tive a oportunidade de ver um TV OLED da LG em funcionamento a C1 e posso afirmar que este Televisor apresentou uma imagem espetacular ou imagem de cinema mesmo e um contraste impressionante . Estou aguardando nos lançamentos apresentados neste ano OLED LG ou Samsung qual vai vencer em qualidade de imagem !!
    Forte abraço amigo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *